5 motivos que me fazem AMAR São Paulo

ESTAMOS EM AMSTERDAM! simmm, essa cidade linda e organizada que respira sustentabilidade vai ser nosso cantinho por algum tempo. por esse motivo acabei ficando um pouco distante daqui e do insta, eu sei, mas prometo que agora as coisas vão se ajeitar.

nesses últimos dias também fiquei bastante reflexiva sobre a minha relação com a cidade de São Paulo e resolvi compartilhar com vocês antes de começar a bombardear coisas de Ams por aqui

Oca aka meu museu preferido da vida

a primeira vez que pisei na cidade foi em 2004. tinha apenas 13 anos e lembro de perguntar para minha mãe: pq as pessoas voltam pra casa depois de conhecer são paulo? eu já queria ficar por lá mesmo, hahaha. isso que foi um programa exclusivamente cultural, fomos à Bienal, Oca, MAC, Pina e alguns outros mas “bastou” isso para me apaixonar.

bom, o tempo passou e a vida acabou realmente me levando pra lá e, passado o primeiro (e tenebroso) ano, eu me apaixonei por sp, isso não é novidade para ninguém. mas eu achava, até então, que o motivo do meu fascínio eram a agitação e as facilidades, coisas que combinam muito com o meu jeito acelerado de ser. os paulistanos sempre ficavam indignados quando descobriam que eu costumava morar em floripa antes de sp e eu nunca soube explicar de verdade pq são paulo. mesmo com todos os problemas em ser uma das maiores cidades do mundo, era a minha queridinha.

dias desses estava no carro e o motorista do uber me perguntou isso mais uma vez, agora mais madura, adorei a minha resposta e resolvi compartilhar com vocês. então aqui vão os..

5 MOTIVOS PARA AMAR SÃO PAULO

~ Já começo reforçando a todos que essa é a uma opinião pessoal baseada nos 5 anos em que morei nessa cidade ambígua e quase incoerente. ~

não é todo lugar que você pode andar com um decote v profundo e uma calça transparente sem ser (tão) julgada.

      1. As pessoas convivem (um pouco melhor) com as diferenças

ok! ainda estamos MUITO longe do mundo perfeito, as pessoas sofrem muito com o preconceito. mas o que eu vejo é que por ser uma cidade tão cosmopolita, com pessoas de todas as nacionalidades, religiões e orientações sexuais, não existe muito o “diferente”, sabe? todos somos diferentes um dos outros. em cidades menores você percebe os olhares estranhos mais frequentes.

      2. Não estar tão alienado em relação aos problemas sociais

desde as coisas mais simples como pegar o transporte público muito lotado (algo quase insalubre dependendo do horário) até o medo de ser assaltado que sentimos diariamente, morar em SP não é nada fácil. beleza, e o que tem de bom nisso, valen?

vou te explicar!

o Brasil é o segundo país do mundo com menos noção da própria realidade (isso quem disse foi a folha, não eu) e pra mim isso se agrava em cidades com menores índices de pobreza e violência. eu acredito que estar ciente do que acontece de verdade na nossa cidade e no nosso país é fundamental para entendermos melhor as políticas públicas que são feitas e as que deveriam ser, entender melhor as verdadeiras causas da criminalidade ou até as necessidades de investimentos em transportes públicos, esse tipo de coisa bem básico, sabe? 

       3. O transporte público funciona e as pessoas realmente usam (e não só aquelas que precisam muito e não tem outra opção)

é verdade que muita gente já me olhou estranho – ou com dó – quando eu comento que uso transporte público, mas de modo geral ele é tão eficiente que ao longo dos anos começou a atrair pessoas de todas as classes econômicas em sp. não é incomum ver executivo no metrô e até no ônibus. é claro que, normalmente, essa pessoa é privilegiada e não pega trechos e horários de pico, mas eu gosto muito de perceber esse movimento. isso acaba se refletindo em mais pessoas andando na rua. lá em floripa é difícil ver pessoas andando pela rua em regiões de bairro.

lembrando que mais gente na rua = mais segurança

 

      4. A arquitetura histórica e a Cena cultural

eu sou uma apaixonada por design e São Paulo e seus prédios incríveis e históricos me deixaram apaixona desde aquela primeira  olhada em 2004. é uma exposição a céu aberto e eu amo ser impactada por essas obras de arte sem precisar sair da rotina, sabe?

mas se a gente vai ao cinema cult toda semana? não! bate ponto em toda exposição nova que entra em cartaz na pinacoteca? também não. mas se a gente gosta de ter tudo isso a disposição com exato 1 metrô de distância? a gente ama, essa é a pura verdade! hahaha

 

                  

       5. As pequenas gentilezas/ações em prol do coletivo

são algumas pequenas coisas do dia a dia que eu fiquei muito feliz em aprender e colocar no meu estilo de vida também:

  • deixar a esquerda livre na escada rolante ou até em calçadas muito movimentadas;
  • esperar as pessoas saírem do metrô para entrar (tá, nem sempre isso acontece, mas quando acontece eu fico toda orgulhosa);
  • o hábito que alguns prédios têm de amarrar uma sacola de lixo para os pedestres quando não tem nenhum da prefeitura por perto;

      *bônus: São Paulo me deu a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, inclusive alguns dos meus melhores amigos e por isso serei sempre grata! 

5-razoes-para-amar-spSim! São Paulo é uma cidade incrível, com a qual eu adorei conviver durante os últimos 5 anos.

inclusive ainda tenho muito conteúdo sobre ela para entrar por aqui, então fiquem de olho e assim que arrumarmos as categorias do blog vai ter uma aba dedicada especialmente a ela com vários rolês conscientes e deliciosos para indicar para vocês. prometo!

por hoje fico por aqui.

beijos da valen 

 

 

Você também pode gostar de

3 Comentários

  1. Primeiro: que saudade que eu tava das publicações por aqui!
    Segundo: que post lindo e verdadeiro! São Paulo causa um misto de sentimentos na gente, né?! Mas vc soube listar maravilhosamente bem vários motivos pelos quais torna dela uma cidade tão legal! Eu tenho um amor enorme por São Paulo também, apesar de ter escolhido para moraruma cidade cerca de 600 vezes menos haha. Daqui 5 dias estarei na capital paulista e foi aproveitar o máximo possível!
    Boa vida nova em Amsterdam! Aguardamos ansiosos saber tudo que rola de legal por aí, principalmente relacionado a todo um modo de vida consciente!

    1. e eu com saudades dos seus comentários por aqui, mas pra isso tem que ter post novo né? hahaha. prometo que voltei e agora pra ficar. em breve vai ter coisa de ams sim, mas não vou deixar de falar do meu querido Brasil também! <3
      beijinhos

  2. Aguardando as próximas postangens “Brasucas” e “Amnsterdenses” sobre formas de consumo consciente!

    Incrível..posso escutar você falando! É sensacional ver como conseguisse criar uma forma de se comunicar que é muito sua (tanto nos textos, mídias sociais e vídeos). Ou seja, tem a identidade “valen” em tudo que você cria, só pra quem pode – sou fã!

    Beijãoooooooooooooooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *