Logística reversa: você conhece essa prática?

Hoje tem marca linda e do bem fazendo aniversário! Sim, a nossa super Squame está comemorando 5 anos e, me desculpo previamente pelo clichê, quem ganha o presente somos nós!!!! hahaha

Sim, a partir de hoje essa marca que já ganhou meu coração por outras razões está anunciando que vai começar a praticar logística reversa e reciclagem dos seus produtos e resíduos de produção. Sabe o que isso significa? Que tudo o que você consumir hoje terá um destino certo amanhã. Podendo ser reciclado e ganhar 2 ou 3 vidas a mais do que apenas como o produto que foi idealizado inicialmente.

Isso já existe e se chama logística reversa.

Agora falando sério, deixa eu te explicar melhor e do começo:

Logística reversa é quando a empresa que produz se responsabiliza também pelo descarte de sua produção. Dessa forma o ciclo se fecha. Você adquire o produto daquela marca e no momento que você considerar o “fim da vida útil” você devolve para a empresa que o produziu.

A partir desse momento a forma como a empresa vai lidar com aquele produto passa a ser responsabilidade dela.

Para ser bem sincera, poucas empresas praticam a logística reversa aqui no Brasil, principalmente por ainda não saberem o que fazer com esse material usado.

Blusa neoprene Squame

 

E eu estou aqui para te contar que a Squame, marca linda e maravilhosa que eu amo demais, descobriu como encaixar esse procedimento na sua rotina de trabalho e vai começar a adotar a logística reversa associada a reciclagem dos seus materiais.

Sim! Você compra um produto Squame, usa até não aguentar mais, enjoar, achar que não combina mais com você, etc. E ao invés de dar um destino incerto, ou pior, jogar no lixo, você devolve o produto para a Beta.

Ok, Valen, agora eu entendi. Mas o que a Beta vai fazer com isso?

É aí que entra a mágica da sereia. Ela vai dar uma nova vida a sua calça, moletom ou body. Todas essas peças poderão se tornar novos produtos como uma necessaire de biquíni, uma cordinha de óculos, uma bandana para o seu pet ou até mesmo ser encaminhado para projetos sociais que realmente vão aproveitar essa peça.

5 anos de Squame! 

Essa ideia veio em comemoração aos 5 anos da marca e será uma forma de retomar estampas antigas em produtos novos. Nostalgia do bem total!

 

Em resumo, a coisa toda vai funcionar assim:

 

Consegue ver como isso é legal?

A Squame consegue resolver dois problemas com uma ação:

 

  1. Aumenta a vida útil das nossas queridas e guerreiras roupas de cada dia = menos lixo;

  2. Utilizando esse material para fazer as bolsinhas dos biquínis diminui a necessidade de produzir ainda mais plástico nesse mundo. Porque a última vez que você comprou um biquíni ele com certeza veio em um pacotinho de plástico que provavelmente você jogou fora pouco tempo depois, ou seja? = menos lixo outra vez;

 

Se isso é fácil? Não.

Exige tempo, dedicação e investimento? Com certeza.

 

Mas saber que existem marcas preocupadas com a gente, com o nosso meio ambiente e com o nosso futuro não tem preço.

 

Obrigada, Squame!

Obrigada, Beta! 

2 comments
  1. Genteeeee, que demais isso! Estou simplesmente apaixonada por essa ideia! Não sabia que existia, mas achei perfeito!
    Parabéns pra vc por nos trazer isso, quem sabe assim a gente consiga de mais marcas a mesma atitude.
    E parabéns à Squame!
    Muito muito sucesso!

    1. Demais né?
      Nossa, como eu quero que essa atitude inspire mais e mais marcas – vamos fazer essa energia do bem girar!
      Obrigada pelo carinho de sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *