Porque eu resolvi parar de comer carne – Cowspiracy

No meu último post de 2018 eu contei para vocês por que resolvi parar de comer carne. Além disso, eu mostro minha estratégia para isso que vai durar o ano todo. Eu já havia lido diversas coisas sobre o tema, já fazia segunda sem carne há quase dois anos, já sabia que não queria mais, mas não sabia como fazer e sempre adiava. Mas foi depois de assistir ao documentário Cowspiracy , exibido pelo Netflix e financiado pelo Leonardo diCaprio, que eu tomei a minha decisão: eu quero pelo menos tentar!

Cowspiracy

O documentário conta a história de um cara como eu e você, que acha que faz tudo que pode para viver em um mundo melhor e para deixar uma pegada pequena por onde passa, mas começa a perceber que reciclar seu lixo, economizar água e andar de bicicleta não vão causar o mínimo impacto positivo no mundo se ele continuar comendo carne. Sim, sustentabilidade e vegetarianismo (ou diminuição do consumo de animais) têm tudo a ver.

 

Fonte: cowspiracy.com

O documentário cita alguns estudos que mostram o impacto ambiental na criação de animais. Tanto na devastação de florestas para plantação de alimentos para o crescimento desses animais quanto para o próprio pasto.

 

Organizações se omitem

Um dos eventos mais chocantes é como as Organizações protetoras dos animais e do meio ambiente se eximem da discussão. Acho que isso foi o que mais me impressionou.

O documentário não deixa claro se essa omissão é por medo (por possíveis ameaças, que rolam muito no mundo deles) ou por algum financiador que não permite que se fale no tema.

 

Fica a dúvida aí. 

Mudança de mindset 

Venho buscando minha mudança de mindset relacionada ao consumo há um tempo. E já entendia que isso precisaria chegar até a minha mesa. Até porque, do que adianta me preocupar com a energia e bem estar daqueles que fazem o que eu consumo, mas não me preocupar com a energia envolvida no que me alimenta?

E, por esse motivo, apesar de ser uma comilona e ter o hábito de comer qualquer tipo de animal, de uns tempos pra cá a vontade de parar estava grande.

Não tomei essa decisão por causa do documentário, mas admito que ele foi um grande incentivador.

Estar ciente e consciente é importante! 

Algo que eu considero muito importante é estarmos cientes do que rola no nosso mundo e é por isso que os documentários me atraem. Informação nunca é demais.

Pensando assim, minha sugestão é: assista. O documentário, além de bem feito, dura apenas 90′ – e independente de qual seja a sua conclusão, prometo que você não vai se arrepender de pelo menos assistir.

Depois volta aqui e a gente bate um papo sobre esse tema tão polêmico! 

  • Cowspiracy
  • Duração: 90m
  • Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn
  • Classificação QFSR:  

 

Quer ver outros reviews sobre filmes e documentários? 

Clique aqui

2 comments
  1. Show! Não assisti com o Tô, mas o POST me inspirou a assistir!
    Parabéns mais uma vez ????

    1. Assiste sim! Tenho certeza que você vai gostar de ficar sabendo o que rola no nosso mundão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *