Apresentando: Timirim

Mamães de plantão! Quem estava sentindo falta de uma marca com produção justa e matéria prima sustentável para seus pequenos? Sim, estava em falta com vocês sobre isso. Mas hoje estou super animada em apresentar a Timirim e suas idealizadoras: Ninon e Julie

Em um dia gostoso de feriado, marquei um almoço com a Ninon. Fomos a um restaurante vegetariano e foi nesse lugar que ela me explicou a história da marca. Como eu gosto de falar com os produtores pessoalmente, posso enxergar o brilho nos olhos, sabe? Assim como enxerguei nos dela.

A Ninon me contou que apesar de trabalhar em uma área bem diferente, resolveu fazer da Timirim seu projeto de vida.

As duas idealizadoras são francesas e perceberam muitas diferenças entre o mercado de roupas de bebê entre o Brasil e a Europa. Desde a matéria prima orgânica, mandatória por lá, até o material dos botões, já que o níquel é proibido do outro lado do oceano para os pequenos.

E foi dessa vontade de fazer o novo, de trazer qualidade, segurança e informação para o mercado brasileiro, que surgiu a Timirim.

 

A primeira barreira: matéria prima

 

As meninas idealizaram um produto 100% brasileiro, mas como conseguir algodão orgânico por aqui não é uma tarefa muito fácil optaram pelo plano B. Nada mais do que o algodão mais delicado do mundo: o pima peruano.

No site da marca as meninas explicam com detalhes o processo de produção, as vantagens e diferenças entre os tipos de algodão.

Nesse link você vai entender melhor a escolha da matéria prima da Timirim.

O algodão utilizado na produção da Timirim ainda tem mais um diferencial, a certificação GOTS, que elas tem orgulho de estampar em seu site. E fazem isso com razão, já que essa é uma garantia para o consumidor que de fato está investindo em um produto de altíssima qualidade, sem ser ludibriado (greenwashing).

Produção justa

A segunda barreira para o surgimento da Timirim com certeza foi a confecção. Era difícil encontrar uma empresa transparente, que abrisse as portas da produção para as meninas e se mostrasse regular em sua conduta profissional. Mas isso foi possível depois de muita insistência e hoje contam com uma empresa séria e um local de trabalho agradável para quem produz.

 

Transparência

Outro fator que eu gostaria de pontuar sobre a Timirim é a transparência da marca em relação a seu processo produtivo, matéria prima e até em relação aos lucros.

As meninas descrevem cada um dos percentuais investidos em cada processo e inclusive pontuam os impostos pagos para cada roupinha.

Valorização das riquezas do nosso país 

Agora me responde: por que ainda precisamos aprender a sermos nacionalistas com os outros países? Por que temos essa dificuldade de amar o que é nosso e insistimos em importar? E eu falo de tudo: arte, moda, cultura, estilo de vida, etc.

Esse detalhe, eu diria, diferencial na Timirim, expressa um pouco sobre como essas francesas já se sentem um pouco brasileiras e valorizam nosso país como nem mesmo nós.

 

 

As estampas (que a propósito são unissex, viva!) são obras de arte do xilogravurista pernambucano J. Borges. Em suas obras o artista detalha elementos presentes no cordel, característico da cultura nordestina.

Não tem como não amar. É nordestino, é colorido, é artístico, é confortável.

Bom, acho que no fim das contas vocês nos entenderam melhor do que nós mesmos, meninas.

Ninon e Julie, foi um prazer conhecer mais sobre a sua marca e sua história. Obrigada por se preocuparem com as nossas crianças, que são o futuro do nosso país. Vida longa a Timirim!!!

 

 

 

Produção: São Paulo/SP

Site e loja online: http://www.timirim.com.br/

Instagram: @timirimbrasil

  • Feito no Brasil;
  • Produção justa; 
  • Algodão 100% orgânico; 
  • Matéria prima biodegradável;
  • Valorização regional; 
  • Níquel free; 
  • Tingimento à base de água; 

 

 

 

 

3 comments
  1. goxto de post assim. grandãaaao, cheio de cores nas estampas apresentadas, produção super bem pensadaaaaa… Dá até vontade de ter um nenis…(já passou). Ô coisa linda! Parabéns às meninas da Timirim e pra Valen pelo post! <3

  2. Ai que coisa mais linda! A Dinda coruja, titia de carteirinha, quase pediatra e futura mamãe aqui amou! Super vou indicar e adquirir produtos dessa marca maravilhosa!
    Grata por mais uma vez nos mostrar como é possível viver assim! Esse blog é maravilhoso, igual sua idealizadora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *