Dica de documentário: Living On One Dollar

Você já assistiu o documentário Living on One Dollar disponível no Netflix?

Esse filme já estava na minha lista há algum tempo e eu aproveitei esse feriado para por em dia. Como faz algum tempo que não pinta uma dica de filme/documentário por aqui resolvi escrever sobre ele.

“Mas Valen, o que esse filme tem a ver com o blog?” Tudo! Eu lhe respondo, caro leitor. O documentário estimula um reflexão muito legal sobre diversos aspectos relacionados a: consumo, civilização, miséria e generosidade. Aspectos da nossa sociedade, porém apresentados aqui de uma forma bem diferente da nossa realidade.

Apesar de retratar uma realidade rural, ela pode ser comparada à de muitos trabalhadores que fazem as nossas roupas e sobrevivem com salários equivalentes a esse em grandes cidades.

 

Realidade mundial

Inicialmente o documentário apresenta dados reais sobre a pobreza no mundo todo. Os idealizadores do projeto também falam sobre como eles estão tão distantes dessa realidade mesmo sendo estudantes de desenvolvimento internacional (foi assim que a legenda traduziu para mim).

 

Fonte: Linving On One Dollar

Você já parou para pensar nisso? Aproximadamente 1.1 bilhão de pessoas vivem com um salário equivalente a 1 dólar por dia. Com esse dinheiro eles precisam pagar por uma moradia, alimentação, saúde e outros gastos eventuais como vestimenta e artigos para educação.

Dificuldades 

Os meninos precisavam de uma renda mas não tinham conhecimento sobre agricultura. Nesse momento receberam um importante suporte da população no local. A essa altura já é visível a generosidade dos habitantes, mesmo vivendo em condições miseráveis.

Fonte: Linving On One Dollar

Após 10 dias os meninos já estavam visivelmente abatidos e mais magros. Eram constantemente atacados por pulgas e dormiam no chão. Eles se questionam algumas vezes sobre o que estavam fazendo.

 

Civilidade mesmo na pobreza

Acho que o que mais me impressiona nesse documentário é a atitude civilizada e generosa das pessoas que viviam no vilarejo.

Fonte: Linving On One Dollar

Um belo exemplo é a família de Anthony e Rosa. Eles vivem com uma renda equivalente a U$1.25 por dia e mesmo assim sentiam-se felizes em receber os estudantes para as refeições em sua casa. Além de serem uma referência no vilarejo quando se precisava de algum tipo de ajuda financeira.

 

 

Nesta imagem Anthony diz: -“Para mim vocês são como irmãos. Se quiserem voltar e ficar na minha casa lhes darei casa e comida.”

 

Living on one dollar para o QSFR 

  • Achei muito interessante. É incrível ver como para tudo existe um jeito e na dificuldade a criatividade é ainda mais estimulada;
  • Diferente do que eu imaginava, o documentário mostra pessoas se ajudando a todo momento, mesmo tendo muito pouco para si. A generosidade das pessoas do vilarejo me deixou impressionada;
  • Na minha opinião o documentário é, sim, um pouco monótono;
  • Mesmo assim eu recomendo que assista e tire suas próprias conclusões. Até porque dura apenas 54′ e nós fazemos coisas menos úteis com esse tempo.
  • Assiste e depois me conta o que você achou? 

  • Living On One Dollar
  • Duração: 54m
  • Direção: Zach Ingrasci, Chris Temple, Sean Leonard
  • Classificação QFSR:  

 

Quer ver outros reviews sobre filmes e documentários? 

Clique aqui

Você também pode gostar de

3 Comentários

  1. O mais bonito de tudo isso foi o impacto causado após o documentário. Arrecadaram quase 1mi de dólares para a cidade que ajudou na construção de escola e abrigos. ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *