Como comprar com consciência em viagens: Cartagena

A minha primeira experiência de compra mais consciente em viagem foi durante minha lua de mel em Dezembro/2016 para Cartagena, na Colômbia. E é sobre ela que vamos conversar hoje.

Além de procurar conhecer quem faz suas roupas ou seus produtos aqui no blog, sempre procuro falar sobre como, muitas vezes, comprar com consciência é mais do que escolher melhor, é consumir menos. Sobre isso já escrevi alguns posts, dois especificamente sobre o tema: Qual a melhor opção parte 1 e parte 2.

Durante viagens é mais complicado seguir essas regras que criei para mim mesma

1. Não tenho tantos dias assim para pensar se preciso mesmo daquilo;

2. É mais difícil conhecer de fato o processo de produção: por não saber onde pesquisar, ou pela barreira do idioma, que torna as conversas com vendedores mais diretas possível hahaha.

E a primeira dica que eu posso dar e que, tenho certeza, vai servir para todos os meus posts sobre viagens é:

APROVEITE A SUA VIAGEM, O LUGAR QUE ESTÁ CONHECENDO E AS PESSOAS QUE ESTÃO DO SEU LADO!

Isso é o mais importante de tudo, não perca preciosas horas trancado em lojas e shoppings sem ver as horas passarem.

A experiência de conhecer essa cidade durante a nossa lua de mel foi incrível, o lugar é lindo, as pessoas são receptivas, as comidas deliciosas e o clima sempre animado. Por isso minha primeira dica sobre Cartagena é:

 1. Invista seu dinheiro em comida:

Sim, e eu estou falando de comida boa. Vá a restaurantes que você não teria condições de pagar no Brasil. Nossa moeda é valorizada por lá, então você pode ter experiências gastronômicas incríveis e memoráveis sem sair chorando depois de pagar a conta.

          

 Restaurante Carmen

 

 2. Conheça lugares incríveis:

Ao invés de economizar o dinheiro nos passeios e acabar indo para onde todo mundo vai, que tal economizar nas compras, investir um pouquinho mais e acabar conhecendo um lugar incrível que você nunca imaginou conhecer?

 

Isla Gente de Mar – Cartagena

 

 

A Loto del Sur é um ótimo exemplo disso. A L'Occitane colombiana tem qualidade e valoriza a matéria prima local.
A Loto del Sur é um ótimo exemplo disso. A “L’Occitane colombiana” tem qualidade e valoriza a matéria prima local.

3. Opte por produtos nacionais:

Uma forma de agradecer a receptividade que você recebeu dos moradores locais é investindo seu dinheiro em produtos nacionais. A Colômbia me pareceu um país super nacionalista e eu achei isso incrível. Em Cartagena é difícil encontrar um Mc Donalds, as franquias servem comidas locais e nas lojas de departamento encontramos uma grande quantidade de made in Colombia com preços acessíveis. Por que não aproveitar? É claro, consciência acima de tudo!!

   4. Saia com uma lista de casa:

Eu não sou a Nossa Senhora do Consumo Consciente, pessoal, também adoro uma pechincha e fico brava com a quantidade de impostos que são praticadas no nosso país. Entendo que as viagens para o exterior são uma oportunidade de garantir coisinhas que estamos precisando por preços mais acessíveis.

Nessa viagem para Colômbia eu e o marido conseguimos ótimos preços para comprar tênis esportivos, por exemplo. O preço era ótimo e o produto o mesmo que compraríamos por aqui. Nesse caso, por que não? A regra é ir focado no que você precisa, que tal fazer uma lista? Não para comprar tudo que está nela, apenas para saber o que exatamente está precisando e se encontrar um bom negócio aproveitar (assim não sai gastando tudo com brusinha que você nem precisa).

   5. Faça bons negócios:

Aproveitando o tópico anterior, concentre-se nos bons negócios. É viciado em um perfume importado? Só usa maquiagem da marca tal? Pratica esportes e precisa de um bom material? FOQUE NISSO e só nisso! Ah, e antes de sair de casa confira os produtos na lista de reembolso de impostos do governo colombiano, você pode conseguir até 16% do valor total de reembolso dos produtos que comprou através do cartão de crédito. Viu só? A gente puxa a orelha de quem compra igual louco, mas também dá dica boa, viu? Hahaha

 

Leia mais sobre reembolso de impostos na Colômbia aqui! 

 

Essas são as minhas dicas para você aproveitar ao máximo o lindo caribe colombiano. E não esqueça, invista nos momentos, eles sim são eternos!

 

Você também pode gostar de

4 Comentários

  1. Melhor que essas dicas todas, só mesmo a foto desse casal mais lindo! Dicas preciosíssimas, que deram mais vontade ainda de conhecer a Colômbia! <3

  2. Dicas sensacionais! Sempre tento conhecer a comida local e adorei as fotos das comidas. Ah, a última foto de vocês não preciso nem comentar, maravilhosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *